» Exames de Fezes

Exame Parasitológico de Fezes:

1. Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
2. Transferir com o auxílio de uma espátula uma porção pequena, do início, meio e final das fezes, no frasco fornecido pelo Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos ou comprado em farmácias, não devendo encher em demasiado o frasco;
3. Trazer ao Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos num prazo máximo de 4 horas.

Obs.: No caso do paciente que possui o hábito de evacuação à tarde ou à noite, deve seguir as instruções acima, devendo o frasco ser embrulhado em plástico e conservado na geladeira até a hora da entrega, no dia seguinte pela manhã.

Exame Parasitológico de Fezes (coleta seriada) – MIF:

1. Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
2. Transferir com auxílio de uma espátula uma pequena porção das fezes a cada dia, até terminar a coleta seriada, no frasco com conservante fornecido pelo Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos ou comprado em farmácia;
3. Tampar bem o frasco para que não ocorra vazamento;
4. Trazer ao Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos.

Obs.: A amostra preservada em conservante poderá permanecer até 8 dias após a coleta à temperatura ambiente, desde que a quantidade de amostra não ultrapasse o nível do líquido conservante.

Não colher mais de 1 amostra por dia, se necessário coletar em dias alternados.

Antes de iniciar a coleta ler atenciosamente as informações contidas na embalagem do frasco coletor, se tiver dúvidas entre em contado com o Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos, telefone: 38221980.

“Contraste radiológico para transito intestinal interfere no exame parasitológico de fezes, devendo ser aguardada uma semana após o seu uso para realizar a coleta do material”.

Coleta de Fezes para Coprocultura:

1. Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina;
2. Transferir com as fezes com o auxílio de uma espátula de plástico para o frasco fornecido pelo Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos, colocar uma porção de fezes com aparência suspeita, como muco, sangue;
3. Se as fezes forem diarréicas coleta-la diretamente no frasco, sem que ocorra extravasamento;
4. Tampar bem o frasco para não ocorrer vazamento;
5. Trazer ao Laboratório Centro Mangueiras Diagnósticos num prazo máximo de 3 horas;

Obs.: As fezes devem ser colhidas no início da doença diarréica e antes de qualquer tratamento.

Fezes para pesquisa de Sangue Oculto

- Não usar medicamentos irritantes da mucosa gástrica (aspirina, anti-inflamatórios, corticóides) se utilizar, informar ao laboratório no momento da entrega do material;

- Evitar sangramento gengival (com escova de dente, palito), se ocorrer, informar ao laboratório no momento da entrega do material;

- Manter refrigerado por no máximo 14 horas;

- Não deve ser colhido durante ou após 3 dias do período menstrual ou se estiver apresentando sangramento hemorroidário ou presença de sangue na urina;